Como limpar a casa - tirar o po

Quando eu era criança, e minha mãe ainda limpava a casa feito um general de guerra, tiravamos o pó de casa com um paninho velho molhado, passavamos lustra móveis com outro paninho e lustravamos com um paninho seco.



Com isso, tinhamos três etapas:

  1. limpar o móvel
  2. passar lustra móveis
  3. lustrar o móvel


Minha memória diz que usavamos um pano branco de algodão (aquele de saco) para limpar, uma cueca velha furada, ou uma manga de camiseta para passar o lustra móveis, e um pano seco qualquer (dentre essas opções) para lustrar.

Nunca vi flanela, lá em casa, aquela uma cortadinha pequena e laranja.

Depois que eu casei, e vim cuidar do meu próprio lustra-móvies, fiz algumas mudanças.

Primeiro, não tenho móveis de madeira para passar lustra móvies. Tudo que eu tenho é compensado e processado de alguma forma, e alguns manuais ainda dizem que NÃO é pra passar lustra móveis!

Uma ótima desculpa para cortar dois processos, né?

Agora eu só faço:
  1.  limpar o móvel
Só que com um pano molhado apenas, muito da poeira é só jogada de um lado para outro, e dá um pouco de trabalho até ficar aceitável. Eu comecei usando tanto flanela (aquela laranja) quanto toalha velha, ou camiseta velha. E nada era bom o suficiente.

Depois comprei aqueles paninhos de microfibra que estão na moda. Muito melhor mais ainda não bom o suficiente.

O paninho de microfibra seco espalha um pouco a poeira e não dá brilho. O molhado espalha a poeira e dá um brilho bom, mas alguma poeira ainda fica.

Depois de tentar muito, achei uma solução muito melhor! Mas fica pra próxima postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadura de limão

Doce de goiaba caseiro

Lava-Louça Enxuta Automática